Medicamentos, você sabe como tomá-los?

Nutricionista Christine Melcarne. Atendimento no Rio de Janeiro, em Consultórios em Botafogo e na Barra da Tijuca

Medicamentos, você sabe como tomá-los?

junho 6, 2012 Alimentação Saudável Saúde e Comportamento 0


Quantas vezes você já não ouviu dizer para tomar antibiótico com leite ou o remédio junto com o almoço que assim você não se esquece de tomar? Muitas vezes, não é? Mas isso nem sempre é bom e pode até ser perigoso, porque os medicamentos e principalmente aqueles que tomamos cronicamente (por um período indefinido) podem interagir com várias coisas como, por exemplo, álcool, fumo, com o próprio alimento e até com outros medicamentos.
O alimento pode atrapalhar a absorção do medicamento: Quantidade de alimentos,  temperatura, viscosidade e o caráter ácido/básico dos alimentos influenciam na absorção e na eficácia do seu medicamento.
O tipo de dieta também pode influenciar. Dietas ricas em carboidratos, proteínas ou em gorduras podem aumentar ou diminuir a eficiência de um medicamento. Assim como alimentos ricos em fibras, chás, cafés e vinho podem diminuir sua absorção.
Alimentos como leite, queijos, legumes, verduras e algumas frutas influenciam aumentando o ph gástrico e diminuindo a absorção dos medicamentos ácidos como o AAS, e alguns antibióticos e assim vai…
O medicamento atrapalha a absorção dos nutrientes dos alimentos. Os medicamentos podem alterar a velocidade de esvaziamento gastrintestinal, o ph gástrico, a atividade enzimática intestinal, a flora bacteriana  e assim também atrapalhar a absorção de nutrientes da nossa alimentação, podendo até levar o individua a uma má nutrição.
Em resumo, os medicamentos tomados junto com alimentos podem alterar a absorção gastrointestinal do medicamento, ou do alimento, ou de ambos, resultando até na anulação do valor nutriente e/ou da eficácia terapêutica.
Como regra geral não se deve tomar medicamentos junto com alimentos, e sim com um copo de água, mas isso sempre deve ser avaliado caso a caso, levando em consideração os riscos e benefícios.

Se você está fazendo uso de algum medicamento, procure a sua nutricionista e peça orientação.

fonte: Nelzir Reis, Nutrição Clínica Interações