Gastroparesia: Como lidar com a digestão lenta

Nutricionista Christine Melcarne. Atendimento no Rio de Janeiro, em Consultórios em Botafogo e na Barra da Tijuca

Gastroparesia: Como lidar com a digestão lenta

abril 16, 2023 Estómago Gastroparesia 0
gastroparesia

Gastroparesia é uma doença do sistema digestivo que provoca uma redução na capacidade do estômago de processar alimentos. Os sintomas são múltiplos e podem ser muito desconfortáveis, por isso é importante entender melhor o que é essa condição.

O que é Gastroparesia?

Gastroparesia é uma doença gastrointestinal que afeta o trânsito muscular do estômago. Ela ocorre quando o estômago demora mais tempo do que o normal para esvaziar-se, tornando difícil digerir os alimentos.

A gastroparesia é geralmente causada por problemas no sistema nervoso autônomo que afetam o funcionamento do sistema digestivo. A causa exata ainda é desconhecida.

Algumas condições de saúde, como diabetes, pode levar à desenvolvimento da gastroparesia. Outros fatores, como uso excessivo de medicamentos como antiácidos e antidepressivos, também podem levar à desenvolvimento da doença.

Sintomas da Gastroparesia

Os sintomas da gastroparesia variam de pessoa para pessoa, mas frequentemente incluem perda do apetite, náuseas, vômitos, dores abdominais, perda de peso, desconforto abdominal, constipação e distensão abdominal.

A gastroparesia pode levar a desnutrição devido à falta de apetite e incapacidade de absorver nutrientes, além de causar desidratação devido a vômitos frequentes e contínuos.

Além disso, a gastroparesia pode levar a outras complicações, como o supercrescimento bacteriano no intestino delgado (SIFO).  O SIFO ocorre quando há um crescimento excessivo de bactérias no intestino delgado, o que pode levar a sintomas como dor abdominal, diarreia e inchaço. 

Portanto, é importante que os indivíduos com gastroparesia sejam avaliados e tratados adequadamente por um profissional de saúde para prevenir complicações e melhorar a qualidade de vida. 

O tratamento da gastroparesia envolve mudanças na dieta, medicamentos para ajudar a aliviar os sintomas e, em casos mais graves, cirurgia para corrigir o problema. Quando essas medidas são tomadas, é possível controlar os sintomas da gastroparesia e melhorar significativamente a qualidade de vida da pessoa.

A gastroparesia é uma doença do trânsito muscular do estômago que pode ser muito incômoda. É importante que os sintomas da gastroparesia sejam levados a sério e tratados logo que diagnosticados, para que a pessoa possa ter uma qualidade de vida melhor.

Christine Melcarne
Nutricionista Clínica Funcional
CRN 11100403