Xô celulite!

Nutricionista Christine Melcarne. Atendimento no Rio de Janeiro, em Consultórios em Botafogo e na Barra da Tijuca

Xô celulite!

julho 2, 2011 Alimentação Funcional Nutrição Estética 0
Hidroliposdostrofia Ginóide, Lipodistrofia Ginóide, Fibro Edema Gelóide, a celulite pode ter vários nomes, mas para nós mulheres ela continua sendo chamada mesmo de “praga”!
Ela acontece por alteração do tecido conjuntivo, aumento da retenção de liquido e baixa do metabolismo dos adipócitos.
Um dos maiores culpados pela celulite é o estrogênio, presente em grande concentração nas mulheres. Outros fatores como acúmulo de gordura e má circulação proveniente do excesso de sódio,  falta de exercícios e até mesmo roupas apertadas podem também desencadear este problema.
Não existe ainda uma cura para as fibroses (buraquinhos na pele) que a celulite apresenta,  até mesmo o procedimento cirúrgico parece  não ser definitivo, mas existe a possibilidade de prevenção e melhora do aspecto por meio de uma intervenção nutricional.
Dieta antiestrogênica e de baixa carga glicêmica prestigiando nutrientes como os flavonóides que tratam a microcirculação e tem ação anti-inflamatória e antioxidante tem demonstrado excelentes resultados.
Alguns alimentos que ajudam na melhora da celulite:
Brócolis, couve flor, repolho e couve de Bruxelas, possuem substâncias capazes de ajudar na excreção de estrógenos.
Amêndoas e nozes ajudam na formação de progesterona que naturalmente neutraliza o estrogênio.
Chá de maracujá e chá de camomila possuem antioxidantes que inibem a atividade estrogênica. Alho, cebola, açafrão são fontes de antioxidantes que também inibem o efeito do estrogênio. 
Os minerais como cálcio, silício, selênio e as vitaminas C e E  também são antioxidantes importantes que atuam para melhora do estresse oxidativo.

Quando  for “tentar” mais um creme anti-celulite, lembre-se que é preciso também mudar sua atitude em relação à sua alimentação, só assim você terá bons resultados!