Emagrecimento: excesso de decisões pode prejudicar seu progresso

Nutricionista Christine Melcarne. Atendimento no Rio de Janeiro, em Consultórios em Botafogo e na Barra da Tijuca

Emagrecimento: excesso de decisões pode prejudicar seu progresso

julho 6, 2022 Emagrecimento 0
decisões

No nosso dia a dia, precisamos tomar muitas decisões. No entanto, nosso cérebro tem uma capacidade limitada de decisões por dia. Como resultado, quanto mais decisões tomamos, mais difícil cada decisão se torna, o que pode prejudicar o emagrecimento.

Pesquisadores das universidades de Ben-Gurion (Israel) e Stanford (Estados Unidos) descobriram que isso é chamado de “fadiga de decisão”. Em outras palavras, a energia mental é finita, especialmente quando se trata de autocontrole. Por exemplo, quando evitamos tentações como comer biscoitos de chocolate, fica mais difícil resistir a outras tentações posteriores. Conforme observado pelo psicólogo social Roy F. Baumeister, a força de vontade é semelhante a um músculo que se cansa com o uso.

Tomamos decisões melhores pela manhã

A fadiga de decisão ocorre devido à exaustão mental resultante de ter que tomar muitas decisões. Conforme nos aproximamos da exaustão mental, nossos cérebros começam a usar atalhos ilógicos para nos ajudar. Como consequência, esses atalhos resultam em decisões menos acertadas ou, em alguns casos, levam à procrastinação na tarefa de tomada de decisão.

Um estudo realizado por essas universidades investigou mais de 1.100 decisões tomadas por juízes israelenses em relação à concessão ou não de liberdade condicional. Durante as sessões em que os presos foram julgados pela manhã, por volta das 9 horas, foi observado que havia uma taxa de sucesso de 70% na concessão do benefício. No entanto, no período da tarde, essa taxa caiu drasticamente para 10%. De acordo com os autores do estudo, a diferença pode ser atribuída à fadiga de decisão dos juízes. Em outras palavras, o cansaço levou os juízes a optarem pelo caminho mais fácil, que neste caso era negar a liberdade condicional.

E como isso pode influenciar na sua alimentação?

A fadiga de decisão pode afetar significativamente nossa capacidade de autorregulação, especialmente quando fazemos muitas escolhas. Por exemplo, pode-se imaginar que nosso cérebro tem um limite de decisões que podem ser tomadas ao longo do dia. Se começamos gastando esse estoque de decisões pela manhã, decidindo o que comer no café da manhã, qual será o almoço ou jantar, podemos acabar esgotando essa reserva mais cedo do que o esperado. Consequentemente, isso pode levar a decisões impulsivas, como comer mais do que deveríamos, como dois pedaços de bolo de chocolate, quando fazemos uma pausa para um café no final da tarde.

Tanto o ex-presidente norte-americano, Barack Obama, quanto outros líderes famosos, como Mark Zuckerberg e Steve Jobs, compreenderam esse conceito e o aplicaram em suas vidas diárias. Em 2012, Obama explicou à Vanity Fair que ele opta por usar apenas ternos cinza ou azul para reduzir as decisões diárias, uma vez que tem muitas outras decisões importantes a tomar. De forma semelhante, Zuckerberg segue a mesma linha usando camisetas cinzas, enquanto Steve Jobs optava pelas pretas.

A fadiga de decisão também pode influenciar a forma como compramos nossos alimentos

Quando vamos ao supermercado, somos confrontados com muitas escolhas a fazer: qualidade, preço, conveniência, ingredientes, entre outros. A fim de evitar escolhas erradas ou excesso de compras, o ideal é chegar ao supermercado já com uma lista de compras em mãos.

Além disso, é importante lembrar que a fadiga de decisão pode afetar nossos níveis de glicose e, consequentemente, influenciar nossa capacidade de tomar decisões acertadas. Portanto, é aconselhável comer algo antes de fazer compras para evitar níveis baixos de glicose e possíveis erros na tomada de decisão.

Como reduzir o impacto da fadiga de decisões em nossas vidas?

  • Organize as suas tarefas do dia na noite anterior. Certifique-se de deixar agendadas, antes de terminar o dia de trabalho, as atividades e decisões mais importantes para a manhã seguinte. Caso precise tomar uma decisão crucial no final da tarde, faça uma pausa, tome um café e faça um lanche.
  • Tal como o ex-presidente Barack Obama, Mark Zuckerberg e Steve Jobs, tente minimizar escolhas ou decisões desnecessárias e concentre-se em decisões mais importantes. Escolha sua roupa, calçado e refeições na noite anterior.
  • Crie rotinas. Defina horários fixos, como para dormir e acordar, para atividade física, entre outros. Ao estabelecer rotinas para as suas atividades diárias, você terá menos decisões a tomar no seu cotidiano.
  • Aproveite os fins de semana para descansar. Tirar um tempo para descansar ajuda a manter o equilíbrio e a tomar decisões melhores. As pessoas que estão sempre tomando decisões esgotam suas mentes e sobrecarregam seus processos cognitivos. Ao descansar aos fins de semana ou durante o dia, podemos reduzir a fadiga em nosso processo de tomada de decisão.

Se você não decidir quais tarefas precisa realizar, as tarefas decidirão por você.

Christine Melcarne
Nutricionista Clínica Funcional
CRN 11100403