Hipertensão, você sabe como evitar?

Nutricionista Christine Melcarne. Atendimento no Rio de Janeiro, em Consultórios em Botafogo e na Barra da Tijuca

Hipertensão, você sabe como evitar?

setembro 1, 2011 Alimentação Saudável Saúde e Comportamento Saúde na mídia 0
Esta semana o Brasil se comoveu com o que ocorreu com o técnico do Vasco Ricardo Gomes que durante uma partida de futebol, sofreu um acidente vascular encefálico (AVE).   
São vários os fatores de risco para o AVE e dentre eles, um dos mais importantes gatilhos para o desenvolvimento dessa doença  é sem dúvida a hipertensão arterial.

A hipertensão arterial é uma doença silenciosa, prevalente na raça negra, entre diabéticos e em indivíduos com mais de 50 anos. Ela compromete os vasos sangüíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar paralisação dos rins. Ocorre quando a medida da pressão se mantém freqüentemente acima de 140 por 90 mmHg. e pode ser prevenida com mudanças no estilo de vida e alimentação equilibrada.
Algumas dicas que devem ser levadas em consideração:
Não fume.
Modere no sal. O seu consumo não deve ultrapassar 6 gramas por dia. Mais de 95% de toda a pressão arterial alta é do tipo hipertensão essencial, causada por fatores genéticos e ambientais, como a ingestão de sal em excesso.
Evite o consumo exagerado de bebidas alcoólicas.
Controle o seu peso, estresse e níveis de colesterol.
Pratique atividade física regularmente

Fique alerta quando ocorrerem dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.