Cabelos

Nutricionista Christine Melcarne. Atendimento no Rio de Janeiro, em Consultórios em Botafogo e na Barra da Tijuca

Cabelos

abril 30, 2012 Alimentação Saudável Nutrição Estética Saúde e Comportamento 0
Um cabelo danificado é poroso, áspero, opaco e sem brilho. Quebra facilmente e têm pouca elasticidade. Geralmente o fio é fino, seco, suas  cutículas são abertas e as pontas duplas.
A qualidade dos cabelos está intimamente relacionada com a alimentação. É através dela que fornecemos os nutrientes para que eles nasçam saudáveis e se mantenham assim ao longo de seu ciclo. Bem preso ao couro cabeludo, certo?
Bem, na realidade, é perfeitamente normal que se percam de 50 a 150 fios por dia. O problema  surge quando essa  quantidade é ultrapassada deixando de ser fisiológica para passar a patológica. A isto chamamos alopecia.
A alopecia pode ser causada por vários fatores, traumas (escovas com puxões fortes e repetitivos), banhos  de água muito quente, química (ex: escovas progressivas e inteligentes), uso de medicamentos, pós parto, hereditariedade, alteração nos hormônios da tireoide, hipoestrogenismo, aumento de hormônios andrógenos  e síndrome do ovário policístico, mas as questões nutricionais também podem  influenciar  e muito nesse processo, tanto pelo excesso como pela falta de nutrientes. Por exemplo:

  • Desnutrição e dietas extremas de redução de peso: O cabelo possui em sua composição ferro, cobre, zinco, iodo, silício, cálcio, magnésio, aminoácidos, proteínas e lipídios desta forma a desnutrição proteico-calórica, contribui para má qualidade dos fios e consequentemente sua queda.
  • Deficiência de vitaminas e minerais, principalmente  zinco, selênio e cobre:  Com destaque o zinco  que está presente no cabelo em grandes concentrações.
  • Deficiência de ferro: Mesmo sem presença de anemia a ferritina abaixo de 50 mg/dl já pode justificar a queda dos cabelos.

Embora a utilização de medicamentos específicos sejam amplamente utilizados e necessários, também devem ser observados os aspectos nutricionais.  Os profissionais na área de saúde, cada vez mais têm percebido a grande importância de uma ingestão adequada de nutrientes para  efetivação de  tratamento, haja vista o crescente aumento do  mercado de dermocosméticos  a cada ano.

Converse com seu nutricionista sobre isto.
 
 
Fontes:
Ana Paula Pujol –  Nutrição Aplica à Estética
Aline Petter Schneider – Nutrição Estética