Dieta Páleo: o que comer?

Nutricionista Christine Melcarne. Atendimento no Rio de Janeiro, em Consultórios em Botafogo e na Barra da Tijuca

Dieta Páleo: o que comer?

maio 14, 2018 Dieta Páleo Dieta Paleolítica 0
dieta páleo
dieta páleo
A origem de vida na Terra remonta há mais de 4 bilhões de anos, e o homem paleolítico, há cerca de  de 2,4 milhões de anos. Por todo esse tempo, nosso antepassado caçava e colhia o que encontrava pelo caminho. No entanto, há cerca de 10 mil anos atrás, nossa espécie desenvolveu a agricultura.
A partir desse momento tudo mudou. Deixamos de ser nômades pois não precisavamos mais caminhar em busca de alimentos ou seja, nos tornamos mais sendentários e a comida tornou-se mais disponível, menos variada e passamos a comer com mais frequência.
Se você pensar, 10 mil anos de agricultura não significa nada comparado ao 2,4 milhôes de anos da nossa evolução. Colocando numa linha do tempo, 2,4 milhões de anos representa mais de 99% da nossa existência onde comiamos somente carne e plantas, e o mais interessante, os nossos genes são exatamente os mesmos dos nossos ancestrais pois não houve tempo suficiente para nos adaptarmos à nossa alimentação atual.
 
O que mudou nos anos pós agricultura?
Nos últimos 10 mil anos passamos a incluir na nossa dieta grãos e cereais, em seguida passamos a refina-los para obter as farinhas que passou a ser a base da alimentação do homem moderno. Também começamos a adoçar com açúcar, e mais adiante, com a industrialização,  passamos a processar a comida.
É claro que as doenças do homem moderno foram a consequência natural.
 
E agora, o que podemos fazer?
Nós devemos aprender com nossos ancestrais. Não estou falando de caçar animais ou de procurar plantas comestíveis. Este não é o ponto: o que eu e vários estudos científicos estamos tentando dizer é que devemos tentar nos aproximar da mesma comida que permitiu que nossa espécie sobrevivesse e evoluísse por todos esses milhões de anos. E não é preciso dizer que isso não inclui cereais refinados, açucar e alimentos embalados, cheios de aditivos e conservantes com data de validade e código de barras. 
 
Você estará pensando que esta é uma dieta muito restritiva, certo? 
Saiba que a grande vantagem deste tipo de dieta é que permite uma variedade de comida saborosa à vontade. No entanto, você deve ter em mente que esta não é uma dieta rica em proteínas. As bases da dieta Páleo são os vegetais, e o prato deve consistir de dois terços dos alimentos de origem vegetal e um terço dos alimentos de origem animal.

 

Voltamos a comer comida de verdade!!
De acordo com o conceito da dieta Páleo, a nutrição adequada deve ser baseada em alimentos disponíveis no período Paleolítico, ou seja, os animais selvagens e todas as suas partes (incluindo visceras, sangue, cartilagem e cérebro), peixe, marisco, répteis, vermes, insetos, pássaros ovos, frutos, mel, vegetais, raízes, nozes, sementes, etc.
No entanto, hoje seria impossível reproduzir essas condições, mesmo porque a fauna e a flora eram muito diferentes das atuais,  e poucas pessoas hoje em dia encarariam um prato de vermes ou mesmo as visceras de um animal. Portanto, a Dieta Páleo contemporânea deve ser adaptada. 
 
Alimentos indicados na Dieta Paleo Contemporânea:
 
  • Hortaliças como abóbora, abobrinha, acelga, aipo, alcachofra, alface, alfafa, almeirão, aspargo, berinjela, bertalha, brócolis, cebola, alho, alho poró, chicória, chuchu, cogumelos, couve, couve de bruxelas, couve flor, endívia, funcho, espinafre, vagem, jiló, maxixe, pepino, pimentão, pimenta, quiabo, batata doce, cenoura, gengibre, aipim, nabo rabanete, repolho, rúcula, taioba, tomate, mandioquinha, batata, inhame. 
  • Frutas: De todos os tipos. Lembre-se, porém, que se seu objetivo é perder peso, algumas frutas como a banana que tem um alto teor de amido deve ser consumida de maneira controlada. Neste caso, você deve optar por frutas vermelhas, abacate, coco, maracujá e limão, por exemplo.
  • Proteína animal: carne bovina, vitela, cavalo, cordeiro, porco, coelho, frango, peru, todos os tipos de peixes e frutos do mar. 
  • Ovos
  • Gorduras naturais: azeite extra-virgem, abacate, coco.
  • Ervas e especiarias  pimenta, manjericão, tomilho, gengibre, açafrão, orégano, alecrim, noz-moscada, caril, endro, sal etc.
  • sementes e sementes oleaginosas: nozes, amêndoas, pistaches, castanhas de caju, avelãs e nozes macadamia etc.
  • Bebidas: água, café, chá e sucos naturais sem açúcar.
  • mel
  • Também chá, café, cacau, vinho, vinagre e sal alimentos são estranhos à evolução humana, no entanto, para os seus benefícios, os alimento.