Endometriose

Nutricionista Christine Melcarne. Atendimento no Rio de Janeiro, em Consultórios em Botafogo e na Barra da Tijuca

Endometriose

setembro 3, 2021 Disruptores Endócrinos 0
endometriose

Endometriose. Cólicas muito fortes, fluxos menstruais intensos, menstruação irregular, dor na região pélvica… Cuidado!!! Você pode ser mais uma entre tantas que são acometidas por esta doença.

Principal causa de infertilidade feminina, a endometriose é uma doença inflamatória crônica dependente de estrogênio, muito debilitante e que causa muita dor na mulher.
É caracterizada pelo crescimento de tecido endometrial fora do útero, em locais como os intestinos, ovários, trompas de falópio ou bexiga, levando a formação de cistos, tecido cicatricial e aderências.

Cerca de 10% das mulheres em idade reprodutiva são acometidas por essa condição, entretanto pode-se levar alguns anos para detectar a endometriose.

Os principais sintomas são:

  • dor pélvica crônica
  • cólica muito intensa antes ou durante a menstruação (dismenorréia)
  • menstruações irregulares e intensas
  • dor genital associada à relação sexual (dispareunia)
  • dor e dificuldade para evacuar (disquesia)
  • dor e dificuldade para urinar (disúria)
  • fadiga
  • distensão abdominal
  • dor nas costas
  • náuseas
  • infertilidade

A endometriose também pode estar relacionada com a Síndrome do Intestino Irritável (SII), distúrbios intestinais e o aumento do risco de câncer de ovário.

Não se sabe exatamente à causa da endometriose, e até o momento não existe uma cura definitiva.

O tratamento farmacológico para a grande maioria das mulheres que não conhecem outras alternativas, é paliativo e consiste no uso de analgésicos (para mulheres em idade fértil que pretende engravidar), ou na supressão da atividade do estrogênio com o uso de anticoncepcionais (para aquelas que não pretendem engravidar).
Outra abordagem que dependendo do quadro e da idade da mulher pode ser levada em consideração é a cirúrgica (histerectomia, ou seja retirada do útero), extremamente radical.

Felizmente, além das intervenções médicas, a nutrição tem recebido cada vez mais atenção nos últimos anos. A mulher com endometriose pode se beneficiar de estratégias naturais que melhoram o equilíbrio hormonal e que comprovadamente têm ação nos principais sintomas da doença, como dor, inflamação, irritabilidade, fadiga, insônia, edema, alergias e infertilidade.

Cada vez mais estudos científicos vêm mostrando que mudanças na dieta e nos hábitos de vida da mulher podem atenuar ou até mesmo silenciar os sintomas da endometriose.

Por ser uma doença inflamatória, a dieta tem um papel fundamental para a redução dessa inflamação. Uma grande melhora já se nota com a retirada de alimentos altamente inflamatórios como por exemplo, alimentos altamente processados, açúcares, doces, farinha branca, carne processada e óleos vegetais ( milho, soja, girassol, etc) entre outros e a introdução de alimentos com potencial anti-inflamatório como vegetais, frutas vermelhas e cítricas, vegetais verde-escuros, açafrão, e gorduras saudáveis.

Alguns estudos também vem apontando uma forte associação entre a endometriose e os disruptores endócrinos, que são substâncias encontradas em plástico, alimentos não orgânicos, cosméticos, etc. Mas esse é um assunto para um outro post.

Bom, espero ter ajudado!

Um grande abraço!

Christine Melcarne
Nutricionista Clínica Funcional
CRN 11100403