Nutrição na terceira idade

Nutricionista Christine Melcarne. Atendimento no Rio de Janeiro, em Consultórios em Botafogo e na Barra da Tijuca

Nutrição na terceira idade

novembro 26, 2011 Alimentação na terceira idade 0
Ter um idoso em casa é um grande motivo de felicidade. Tantas histórias de vida e experiências que nos emociona e nos reporta ao tempo em que as coisas eram bem mais simples e a vida era bem mais descomplicada. No entanto essas fontes ambulantes de sabedoria também precisam de nossa atenção, principalmente quando se trata da alimentação. Eis aqui alguns cuidados que devemos ter com eles:
Ofereça água. Em princípio, todo idoso é um desidratado crônico. Isto porque eles apresentam uma menor quantidade de massa magra. É importante o cuidado com a reposição de líquido para evitar uma sobrecarga cardíaca, hipotermia e desidratação. Atenção principalmente no verão, onde o consumo de água deve ser maior.
Mantenha um bom estado nutricional de seu idoso. É uma tarefa difícil, já que em geral, a idade avançada esta associada às doenças crônicas e como conseqüência, o uso de medicamentos que interferem com o apetite e a biodisponibilidade dos nutrientes.  Além disso, ocorrem algumas modificações fisiológicas que também interferem nesse processo, como por exemplo, perda de dentes, aumento da viscosidade salivar, diminuição da sensibilidade gustativa e olfativa, aumento do tempo de esvaziamento gástrico entre outras coisas. Tudo isso pode levar a uma diminuição da ingestão de alimentos e como conseqüência, a desnutrição.
Ofereça fibras. A constipação em idosos é muito comum devido ao fato deles irem perdendo a prensa abdominal com o passar dos anos.
Ofereça frutas e vegetais. Desta forma fica garantida a ingestão adequada de micronutrientes.  Deve ser oferecida em torno de 4 a 5 refeições por dia, que deve ser nutritiva, saborosa e agradável de comer, composta de alimentos variados e coloridos.  Os idosos são mais propensos a desenvolverem carências de vitaminas e minerais, mas a suplementação somente deverá ser feita por um profissional capacitado.
Com uma alimentação saudável e equilibrada  e a prática de atividade física regular, você e sua família terão sempre em casa um idoso sendo um grande motivo de felicidade.

Fonte: Nutrição na terceira idade – (D. Magnoni, C. Cukier, P.A. Oliveira)