Concurso Público. Como a alimentação pode ajudar?

Nutricionista Christine Melcarne. Atendimento no Rio de Janeiro, em Consultórios em Botafogo e na Barra da Tijuca

Concurso Público. Como a alimentação pode ajudar?

junho 22, 2012 Alimentação Saudável Saúde e Comportamento 0

Tem muita gente querendo passar em concurso público. É claro que a estabilidade profissional é extremamente sedutora nos dias de hoje!  Mas passar em um concurso não é fácil, não. Na realidade, a média de tentativas fica em torno de 2 anos até que se consiga. O importante é não desistir. São diversos os fatores que influenciam nessa questão: idade, atividade física, estresse, genética, sono e hábitos alimentares Não se trata de ser inteligente e sim de ser determinado e organizado. Focar é a questão, e para isso a nutrição dá algumas dicas para você conseguir mais concentração e memória.

Procure reunir todas às referencias bibliográficas pedidas para o concurso almejado e faça um plano de estudo.
Faça exercícios físicos, que ajudam a melhorar a cognição, memória e concentração.
Durma bem, e na quantidade necessária para seu corpo descansar. É no período de sono profundo que você fixará a matéria estudada.  A restrição do sono, além de estar relacionada a várias doenças como diabetes, disfunção imunológica, doenças cardiovasculares, também esta associada com o aumento da produção de cortisol, conhecido como hormônio do estresse, que causa a diminuição da concentração e da memória. 
Trabalhe a favor da produção de melatonina. A melatonina é o neuro hormônio que tem como função regular o sono. Assim como a serotonina, sua precursora, ela é produzida a partir de um aminoácido, o triptofano, na ausência da luz. Vitaminas do complexo B e minerais como magnésio e zinco melhoram a produção desses hormônios. 
Evite consumir cafeína e tabaco a partir das 16 horas, que por serem estimulantes podem atrapalhar o sono. 
Modere nas bebidas alcoólicas. Estudos apontam que seu consumo afeta a habilidade de reter novas informações, e embora relaxantes devem ser evitadas muito próximas da hora de dormir por causarem o efeito inverso.
Hidrate-se. A água é um excelente condutor de eletricidade, um organismo e consequentemente um cérebro hidratado facilita as transmissões elétricas dos neurônios, as células cerebrais.
Inclua boas gorduras na sua alimentação.como a linhaça e  peixes como salmão e atum, ricos em ômega 3. Estudos tem mostrado uma importante relação do ômega 3 com o desenvolvimento cognitivo.
Tenha uma alimentação equilibrada e colorida, fundamental para conservação da memória. Contemplando diariamente proteínas, gorduras, frutas e vegetais. 
E por fim, não estude na véspera da prova. Relaxe e durma cedo: provavelmente você estará com a memória tinindo no dia!





A presente orientação não dispensa o atendimento presencial com um nutricionista.