O perigo dos ovos contaminados

Nutricionista Christine Melcarne. Atendimento no Rio de Janeiro, em Consultórios em Botafogo e na Barra da Tijuca

O perigo dos ovos contaminados

novembro 19, 2012 Alimentação Saudável Saúde na mídia 0

Essa semana saiu em um jornal de grande circulação a notícia de  um novo estudo do Imperial College of London,  que identificou a maneira pela qual a bactéria Salmonella, que causa gastroenterite e febre tifoide, combate os mecanismos de defesa das células humanas. 
Para quem nunca ouviu falar, a Salmonella é um grupo bacteriano encontrado em  alimentos de origem animal como carnes, aves, ovos, leite entre  outros. Um dos tipos mais comuns é a Salmonella Enteritidis, transmitida principalmente pelos consumo de ovos crus ou mal cozidos.
Normalmente, um adulto sadio que se infecta apresenta febre, cólicas abdominais e diarreia, mas consegue se recuperar sem hospitalização ou antibióticos. O problema é quando crianças, gestantes, idosos e imunocomprometidos são acometidos por esta bactéria. Estes grupos podem apresentar formas graves da doença, com risco de óbito se a mesma não for tratada prontamente com antibióticos adequados.
A associação entre Salmonelose e consumo de ovos crus ou mal cozidos é inquestionável e reconhecida em todo mundo como um importante problema de saúde pública. Vários estudos mostram que no mundo inteiro esta bactéria tornou-se resistente aos antibióticos. O problema está relacionado ao uso indiscriminado de antibióticos, especialmente na criação das aves.
Já publiquei anteriormente sobre o ovo e sua importância como alimento, porém é importante estar consciente sobre os riscos de ingestão de ovos crus ou mal cozidos.
Para quem pensa que a bactéria está somente na casca, outros estudos mostraram que a Salmonella também está presente nos ovários da galinha, que torna seus ovos infectados antes mesmo de se formar a casca.

 O que fazer?
  • Armazenar seus ovos na parte interna da geladeira onde não há alterações de temperatura, pois o frio evita a multiplicação das bactérias.
  • Separar os ovos de outros alimentos guardados na geladeira colocando-os em uma vasilha de plástico.
  • Lavar os ovos somente no momento do consumo: a lavagem e higienização de ovos com antecedência provoca a remoção da cutícula protetora dos poros da casca, facilitando a entrada de microorganismos no interior do ovo.
  • Descartar ovos quebrados, rachados e sujos. 
  • Lavar bem as mãos, utensílios e superfícies da pia com água e sabão depois do contato com ovos crus. Não contaminar os outros alimentos com resíduos de ovos crus na pia, panelas, liquidificador, etc..
  • Consumir os ovos somente bem cozidos. O cozimento total dos ovos destrói as bactérias.
  • Evitar comer alimentos que contem ovos (como maionese) fora de casa.
Tomando estes cuidados, dificilmente correrá o risco de se deparar com Salmonella na sua refeição.

Procure seu nutricionista para mais esclarecimentos.

Fontes:

http://oglobo.globo.com/ciencia/pesquisadores-descobrem-como-salmonella-combate-sistema-de-defesa-do-nosso-organismo-6743125#ixzz2CLBxQFXe

http://www.cve.saude.sp.gov.br/htm/hidrica/salmonella_pergresp.htm acesso em 16/11/2012

Rodrigues KRM, Sala E. Atitudes de granjeiros, atacadistas, varejistas e consumidores em relação à qualidade sanitária do ovo de galinha in natura. Rev Nutr. 2001;14(3):185-93.