Cuidados com a alimentação no verão

Nutricionista Christine Melcarne. Atendimento no Rio de Janeiro, em Consultórios em Botafogo e na Barra da Tijuca

Cuidados com a alimentação no verão

dezembro 14, 2012 Alimentação na Infância Alimentação na terceira idade Alimentação Saudável Saúde e Comportamento 0

Hoje participei da gravação de um programa de TV cujo tema era alimentação no verão. Pelas perguntas feitas pelos telespectadores pude notar que questões simples ainda estavam muito confusas para as pessoas.  Vou aproveitar este espaço pra esclarecer algumas das dúvidas e dar dicas para passar bem o verão.
  • O ano inteiro precisamos beber em torno de 2 litros de água por dia, mas principalmente no verão, quando transpiramos mais, esse cuidado deve ser redobrado.  Uma boa estratégia é levar sempre uma garrafinha de água com você.
  • Fracione suas refeições. Coma pequenas porções e mais vezes. Isso vai te manter disposto e acelerar teu metabolismo.
  • Procure fazer refeições leves. Opte por saladas, cereais integrais, vegetais crus, frutas e carnes magras. Faça um prato bem colorido! Isto vai te dar mais disposição para enfrentar o calor!
  • Troque o tradicional feijão preto por saladas de  lentilhas, grão de bico, feijão fradinho, mulatinho ou mesmo feijão branco. Todos eles ficam deliciosos consumidos frios como salada. Cozinhe-os com água e pouco sal até ficarem al dente, depois tempere-os com alho, azeite, limão e ervas. Orégano, salsa, coentro, cebolinha, hortelã, todas elas ficam ótimas.
  • Evite alimentos gordurosos e fritos. Esses alimentos são muito calóricos e mais difíceis de serem digeridos, podendo causar desconforto intestinal e indisposição.
  • Se for comer na rua, observe o local e a higiene do lugar. Nessa época do ano é comum intoxicação alimentar por falta de refrigeração adequada dos alimentos e cuidados dos manipuladores.
  • Evite consumir fora de casa alimentos perecíveis, principalmente preparados com ovos e leite, pois o calor e a falta de refrigeração adequada aumentam a proliferação de bactérias.
  • Na praia, opte por picolés e bebidas industrializadas, desta forma você terá alguma garantia que o produto passou por uma fiscalização na etapa de produção.
  • Evite consumir sanduiches naturais cheios de maionese, queijos e frutos do mar vendidos na praia: é uma tentação, mas muito provavelmente não estão apropriados para o consumo.  
  • Muito cuidado com as crianças e idosos que tendem a desidratar rapidamente. Não espere que eles sintam sede para oferecer água. Na realidade, quando isto acontece é sinal que já estão desidratados. Ofereça também água de coco, sucos e chás geladinhos, de preferência sem açúcar.
  • Bebês até 6 meses de idade em aleitamento materno exclusivo não necessitam de água e sucos nem em dias de muito calor. O leite materno já satisfaz suas necessidades.

E para finalizar, se você pretende ficar com um belo bronzeado,  inclua nas suas refeições vegetais como mamão, cenoura, abóbora e manga. Bom verão!