Dicas de lanche escolar

Nutricionista Christine Melcarne. Atendimento no Rio de Janeiro, em Consultórios em Botafogo e na Barra da Tijuca

Dicas de lanche escolar

abril 23, 2012 Alimentação na Infância Alimentação Saudável 0
Quem é mãe de criança em fase pré-escolar e escolar, sabe bem das dificuldades para nutrir seu filhote no lanche da escola. Em geral as crianças preferem salgadinhos, refrigerantes, biscoitos recheados etc. Esses alimentos não são proibidos, mas seu excesso pode prejudicar a saúde porque são ricos em gordura, açúcar e sal. No entanto eles podem ser incluídos esporadicamente na alimentação, como parte da socialização, sem acarretar  risco à saúde da criança.
Em relação ao que mandar na lancheira, meu conselho é não fugir muito da realidade e da praticidade, e tentar unir o nutritivo com o prático.
Existem no mercado sucos prontos em embalagens tetrapak dos quais você pode lançar mão, mas procure as marcas sem conservantes e com menor quantidade de açúcar e sódio. São um pouco mais caros, mas vale a pena investir. Coloque-os para gelar 1 hora antes no congelador porque assim, ficam fresquinhos na hora que a criança for beber. 
Pergunte na escola se disponibilizam uma geladeira para os lanches das crianças, isso irá simplificar a sua vida. 
Iogurtes também são uma boa opção para o lanche, procure os que podem ser tomados sem ajuda da colher e como nos sucos, observe as marcas sem aditivos e com menos gorduras e açucares.
Se seu filho gosta de achocolatados, deixe um dia da semana para levá-los. Os achocolatados  tem um concentração grande de açúcar e gorduras, embora o leite  seja fonte de cálcio.
Os chás e mates também podem  ser oferecidos, mas não com tanta frequência por causa da cafeína. 
Biscoitos podem fazer parte do lanche de seu filho. Em prateleiras de supermercados você pode encontrar biscoitos integrais saborosos com os de cacau, banana com canela, aveia e mel e outros. O importante é que não coloque o saco inteiro, coloque 5 ou 6 biscoitos em um potinho para seu filho não exagerar na quantidade.
Varie os biscoitos com sanduiches de queijo  e geleias que se conservam por mais tempo fora da geladeira. Se seu filho esta acima do peso, opte por geleias sem adição de açúcar e queijos magros como ricota e cottage. Você pode temperar esses queijos com orégano e ervas e quem sabe acrescentar cenoura ralada ou beterraba ralada se seu filho gostar. Não aconselho queijos tipo minas por serem mais perecíveis.  
Outra sugestão de recheio para pão é chocolate meio amargo derretido.
Procure usar pães integrais são mais nutritivos e ricos em fibras.
Bolos simples e caseiros como por exemplo de cenoura, fubá, aveia e cacau também são boas opções.
Castanhas de caju, amêndoas, nozes, castanha do Pará, também são ótimas fontes de gorduras boas e as crianças costumam adorar.
Procure colocar sempre uma fruta pequena junto com o lanche, mesmo que ele não a coma naquele momento, a hora que bater a fominha ele vai comê-la.  Meu filho, por exemplo, acaba sempre comendo na volta da escola para casa. 
Frutas desidratadas também são ótimas para lanches escolares, existem saquinhos de maçãs e bananas que são uma delicia ! 
Caso seu filho curta, ofereça damasco e figos secos.
O segredo da boa alimentação está na variedade dos alimentos e na combinação entre eles. 
 
Merenda escolar